"Sem elegância no coração, não há elegância"

Queria um café e poder continuar a viver, por favor

por 18:51






   Hoje, venho escrever-vos sobre uma notícia que já saiu há algum tempo.

   Sei que já é um pouquinho tarde, mas tudo isto me deixou de tal modo triste e envergonhada, que decidi partilhar a minha opinião aqui.
   "Não me deixe morrer, eu quero viver" foram as palavras que José Carlos Saldanha, portador de Hepatite C, dirigiu ao Ministro da Saúde, Paulo Macedo. Assim como tantas outras pessoas, José Carlos Saldanha encontrava-se, já há muito tempo, à espera de um tratamento muito caro, mas que pode salvar vidas.
   Honestamente, acho ridículo o facto de um ser humano ter que suplicar para viver. Somos humanos, temos o direito à vida, temos o direito a ser felizes.
    Toda esta situação é extremamente chocante: entre questões financeiras e a vida humana, colocar como prioridade as questões financeiras. Que eu tenha conhecimento, a função dos governantes é olhar pelo seu povo e pôr os interesses do seu país à frente dos próprios interesses. Mas parece que estou enganada. Para os governantes não. Para eles, é de muito mais bom senso gastar milhões em carros e outros luxos supérfluos do que gastar o mesmo dinheiro a zelar pela vida humana. A zelar pelas pessoas do seu país.  Para eles, pagar uma fortuna para aceder a um medicamento que pode salvar vidas não é "uma coisa equilibrada".
   Foi preciso toda a coragem deste homem e todo este espetáculo para que o medicamento ficasse disponível e para que José Carlos Saldanha voltasse a ter esperança. É só vergonhoso. É vergonhoso que, sendo todos nós cidadãos com os mesmos direitos, exista quem ainda se tenha que vergar e pedir para viver... pedir para viver, como quem pede um café.
   Não quero acreditar que todas as pessoas do mundo sejam assim tão egoístas, mas se assim for, deixem-me sair, porque eu não consigo lidar com isso.

7 comentários

  1. Devias sentir, apesar de tudo, um certo orgulho. O que explicas acontece em todo o lado e é lamentável, mas temos um país que continua com politica social apesar dos seus problemas financeiros (não é em todo o lado que uma consulta custa 15€ mesmo se tens que esperar 2h).Este homeme teve que rebaixar-se mas obteve o que queria porque sabe que funcionamos a escandalos, mal ou bem pela vida ele teve o que precisava... podes dizer que isto teria acontecido em qualquer outro país do mundo? Bjocas prima ;) Telma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu estava a dizer que lamentava era que se tivesse colocado em hipótese não se adquirir o medicamento. Mas concordo :) Beijoca <3

      Eliminar
  2. Infelizmente o mundo é um sítio muito injusto. E muitas vezes estamos tão centrados em nós que nem nos apercebemos dos problemas (verdadeiros problemas) que algumas pessoas atravessam.
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
  3. Assino por baixo. Estamos sempre tão focados nos nossos problemas que nos esquecemos que somos apenas um pedaço deste imenso universo.

    ResponderEliminar